Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Revista do ILCT) é uma publicação trimestral de acesso livre da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A Revista publica artigos científicos e revisões bibliográficas na área de Leite e Derivados que deverão ser destinados com exclusividade. Os trabalhos deverão ser apresentados em português, inglês ou espanhol, devendo observar as disposições normativas relacionadas abaixo.

Os trabalhos publicados na REVISTA do ILCT são divididos em duas categorias:

a) artigos científicos: provenientes de trabalhos de pesquisas inéditas, com respaldo do método científico. Não serão aceitos para publicação trabalhos com enfoque local ou regional, que apresentem apenas resultados de análises de produtos industrializados. Esse tipo de trabalho só será aceito se apresentar ineditismo, inovação ou originalidade, que justifique a sua publicação.

b) artigos de revisão: aqueles que analisam e discutem trabalhos já publicados de um tema de pesquisa, baseados em documentação bibliográfica. As referências bibliográficas deverão ser constituídas de 70% de artigos publicados em periódicos da literatura nacional e internacional, sendo estes dos últimos 10 anos. Os artigos poderão ser aceitos desde que apresentem contribuição científica do tema apresentado.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  - Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução gráfica que deverá ser enviado escaneado e anexado no item transferência de documentos suplementares, e

  - Artigo original sem identificação dos autores e suas credenciais.

  

 Áreas para avaliação pelo Corpo Revisor

 • Produção animal, zootecnia, veterinária;

 • Microbiologia, higienização;

 • Leites fermentados, culturas lácteas;

 • Queijos processados, requeijão;

 • Tecnologia de queijos;

 • Físico-química, química de lácteos;

 • Concentrados, desidratados, soro;

 • Análise sensorial;

 • Equipamentos, instalações, operações unitárias;

 • Tecnologia sorvetes e gelados comestíveis;

 • Tecnologia UHT/UAT;

 • Tecnologia manteiga;

 • Desenvolvimento novos produtos;

 • Legislação, rotulagem;

 • Economia/ Administração/Gerência/Inovação;

 • Qualidade do leite;

 • Gestão ambiental / tratamento resíduos e efluentes.

 

 AUTORIA

A Revista do ILCT considera como autores aqueles que contribuíram de forma efetiva, intelectualmente e/ou cientificamente, para a realização do trabalho. O número de autores deverá ser, no máximo, de seis (6) por artigo. Os demais colaboradores do trabalho, como, por exemplo, fornecedores de amostras, ingredientes e insumos, ou patrocinadores, devem ser citados na seção Agradecimentos, de acordo com o interesse dos autores. O autor correspondente é responsável pelo trâmite do trabalho junto a Revista.

Para a submissão do artigo todos os autores devem assinar o Termo de Concordância e Cessão de Direitos de Reprodução Gráfica. Observar a ordem de assinaturas dos autores, que será a mesma que constará na versão publicada. Qualquer inclusão, exclusão ou alteração na ordem dos autores deverá ser notificada à Revista, por e-mail, mediante ofício assinado por todos os autores (inclusive do autor excluído). Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações contidos no trabalho. Esses podem publicar seus artigos em repositórios da sua instituição de origem, mas deve ser citada a fonte da publicação original.

 

CONFLITO DE INTERESSES

Os autores são responsáveis, na submissão do artigo, por identificar e revelar qualquer conflito de interesse de natureza pessoal, política, comercial, acadêmica ou financeira que possa ter influenciado no trabalho. Os autores devem explicitar possíveis conflitos de interesse no Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução gráfica.

O revisor deve comunicar aos editores qualquer conflito de interesse que possa impedir um parecer isento sobre o artigo a ser avaliado. O revisor deve devolver o manuscrito e declarar-se não qualificado para analisá-lo.


SUBMISSÃO DO ARTIGO

Os artigos submetidos para publicação deverão ser enviados somente pelo site www.revistadoilct.com.br 

Deve ser utilizado o processador de texto Microsoft Word for Windows, e ser escrito em português, inglês ou espanhol.

 

Revisão de inglês

Os trabalhos cuja redação em inglês não esteja adequada, de difícil compreensão, no qual dificulte o entendimento e a revisão dos mesmos, serão devolvidos pelo Editor. O artigo só será aceito para nova submissão desde que seja apresentado um certificado de revisão do inglês, por especialista na língua.

 

Formatação do artigo

O artigo deverá ter, no máximo, 16 páginas, incluindo as figuras, quadros e tabelas, com numeração contínua de linhas em todo o texto.  O artigo deverá ter, no máximo, 6 (seis) autores.

Formatação: Tamanho do papel A4 (21cm x 29,7cm), fonte: Times New Roman, tamanho: 12, espaçamento 1,5 (exceto título, autores e sumários em português e inglês que são espaçamento simples), observada uma margem de 2,5 cm para o lado esquerdo e de 2,5 cm para o direito, 2,5 cm para margem superior e inferior, 2,5 cm para o cabeçalho e 2,5 cm para o rodapé.

O artigo de revisão bibliográfica deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Referencial teórico; Considerações Finais; Agradecimento(s) (opcional) e Referências.

O artigo científico deverá apresentar os seguintes itens: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Agradecimento(s) (opcional) e Referências.

TÍTULO: suficientemente claro, conciso e completo, evitando palavras supérfluas. Recomenda-se começar pelo termo que represente o aspecto mais importante do trabalho, com os demais termos em ordem decrescente de importância. Centralizado, letras maiúsculas, em negrito e espaçamento simples. Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo;

TÍTULO EM INGLÊS:virá imediatamente abaixo do título em português, em negrito, centralizado, espaçamento simples. Somente com a primeira palavra em letra maiúscula e quando houver nome ou palavra que inicie com letra maiúscula – obrigatório, exceto quando o artigo for escrito na íntegra em língua inglesa;  

NOME(s) DO(s) AUTOR (es): os nomes completos e por extenso deverão ser inseridos no local próprio na submissão no site (não devem constar no artigo enviado). No site também deverão ser informados: filiação completa (Instituição/Departamento, cidade, estado, país), endereço completo para correspondência e endereços eletrônicos. Fontes de auxílio à pesquisa ou indicação de financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado deverão ser citadas nos Agradecimentos. 

RESUMO: não deve ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras. Não deve possuir parágrafos e estar centralizado logo abaixo do título em inglês, em espaçamento simples. Após o Resumo deve-se incluir 3 (três) a 6 (seis) palavras-chave que deverão ser apresentadas no próprio idioma, no singular, separadas por ponto e vírgula. Deve-se evitar a utilização de termos já utilizados no título. Usar como palavras-chave, preferencialmente, termos apresentados no Índice de Assuntos da base SciELO (http://www.scielo.br) ou no AGROVOC: Multilingual Agricultural Thesaurus (http://www.fao.org/aims/ag_intro.htm).

ABSTRACT:  não deve ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras, sem parágrafos e estar centralizado logo abaixo das palavras-chave, em espaçamento simples. Keywords da mesma forma das palavras-chave, logo abaixo do resumo em inglês;

INTRODUÇÃO: deve incluir a Revisão de Literatura/Referencial Teórico e objetivo(s);

MATERIAL E MÉTODOS;

RESULTADOS E DISCUSSÃO: poderá apresentar tabelas, quadros e figuras.

Tabelas e quadros: deverão ser feitos no Word e inseridos após citação dos mesmos dentro do próprio texto. Pode-se usar, neste caso, espaçamento simples. As tabelas que apresentem resultados estatísticos com testes de comparação de médias, as letras deverão ser sobrescritas.

Fotografias e Figuras: deverão ser apresentadas coloridas ou em preto e branco, nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas. Devem ser salvas em extensão “JPEG” com resolução, mínima, de 300 dpi;

Gráficos: deverão ser inseridos após citação dos mesmos, dentro do próprio texto. Elaborado preferencialmente em Excel, com letra Times New Roman, tamanho 10, sem negrito;

Símbolos e Fórmulas Químicas: deverão ser feitos em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker (ex: Equation), sem perda de suas formas originais.

CONCLUSÕES: utilizar frases curtas, com o verbo no presente do indicativo, baseadas no objetivo do trabalho.

AGRADECIMENTOS (opcional).  

REFERÊNCIAS

Citações no texto: deverão ser realizadas pelo sistema alfabético (autor-data) conforme ABNT, NBR10520/2002):

Dois autores - Steel; Torrie (1960) ou (STEEL; TORRIE, 1960).

Três ou mais autores - Valle et al. (l945) ou (VALLE et al., 1945).

Referências: A lista de referências bibliográficas será normalizada conforme a NBR6023/2002 da ABNT. A exatidão das referências existentes no trabalho e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor (es) do artigo.

- O nome do periódico deve ser descrito por extenso, não deve ser abreviado. A informação do local de publicação é dispensada.

 - Apresentar os nomes dos autores do documento científico (fonte) quando esses forem em número de 3. Acima desse valor, citar apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al.;

 - As referências devem ser ordenadas alfabeticamente.

 

Exemplificação (tipos mais comuns):

Artigo de periódico:

SILVA, C. de S. et al. Influência do tipo do leite nos parâmetros de textura e estabilidade de sorvete.  Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v.68, n.393, p.26-35, 2013.

Livro:

 a) livro no todo:
FURTADO, M. M. Queijos finos maturados por fungos. São Paulo: Milkbizz, 2003. 128p.

 b) Parte de livro com autoria específica:

BRITO, J.R. et al.  Boas práticas de produção de leite bovino na agricultura familiar. In: NETO, F. N. Recomendações básicas para a aplicação das boas práticas agropecuárias e de fabricação na agricultura familiar. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 196-205.

c) Parte de livro sem autoria específica:

 ABREU, L. R. Características e formas de aproveitamento do soro do queijo. In: ______. Processamento do leite e tecnologia de produtos lácteos.  Lavras: FAEPE, 2005. cap. 5, p. 91-157.

Dissertação e tese:

RIBEIRO, L.C. Produção, composição e rendimento em queijos do leite de ovelhas Santa Inês. 2005. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005.

MATIOLI, G. P. Influência do leite proveniente de vacas mastíticas no rendimento de queijo frescal. 2000. 55 p. Dissertação (Mestrado em Ciências dos Alimentos) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2000.

Nota: “A folha é composta de duas páginas: anverso e verso. Alguns trabalhos, como teses e dissertações são impressos apenas no anverso e, neste caso, indica-se f.” (ABNT, NBR6023/2002, p. 18).

 

Trabalhos de congresso e outros eventos:

Impressos:

SOBRAL, D.; VIOTTO, W. H. Requeijões culinários análogos. In: CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 24., 2007, Juiz de Fora.  Anais... Juiz de Fora: EPAMIG/ILCT, 2007. p. 541-546.

Eletrônicos:
DIAS, B. M., GIGANTE, M. L. Efeito da pré-acidificação do leite através da adição de CO2 sobre o rendimento e as características físico-químicas do queijo Minas Frescal. In: CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS, 26., 2009, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: EPAMIG/ILCT, 2009. 1 CD-ROM.

SCALCO, A. R.; MACHADO, J. G. de C. F.; QUEIRÓZ, T. R. Gestão da qualidade em propriedades leiteiras. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Anais eletrônicos...  Londrina: UEL, 2007. Disponível em< http://www.sober.org.br/palestra/6/321.pdf > Acesso em: 12 de abr. 2010.

 

Processo de avaliação do artigo

O artigo submetido à REVISTA do ILCT será avaliado quanto ao atendimento das normas editorais estabelecidas. O artigo poderá ser devolvido se não estiver devidamente normatizado. O Conselho Editorial avaliará o artigo quanto à sua relevância. A devolução do trabalho será devidamente justificada.

O trabalho então será encaminhado a 2 (dois) membros do Corpo Revisor ad hoc,  conforme a área de atuação desses profissionais, que emitem seus pareceres. Todo o processo de avaliação do artigo ocorre de forma anônima (blind review), ou seja, sem a autoria do artigo.

Se o artigo for aprovado por ambos, o(s) parecer(es) do(s) relator(es) será(ão) encaminhado(s) ao autor responsável pela submissão para que verifique as sugestões e proceda às modificações que se fizerem necessárias. Depois de corrigido, o artigo retornará aos mesmos avaliadores para verificarem se as sugestões foram atendidas e para emissão do parecer final. O autor responsável receberá notificação via email, de aceite para publicação.

Em caso de um parecer desfavorável e um favorável dos revisores, um terceiro revisor será consultado. Somente se dois pareceres analisados forem favoráveis é que será tomada a decisão final acerca da publicação pelo Conselho Editorial. O autor também será notificado sobre a reprovação do artigo por e-mail, com a justificativa do Corpo Revisor.

A publicação do artigo dependerá da observância das Normas Editoriais e dos pareceres do Corpo Revisor e do Conselho Editorial, caso necessário. Todos os pareceres são sigilosos e imparciais.

 

Outras informações deverão ser obtidas via email  revistadoilct@epamig.br; revistadoilct@oi.com.br, ou telefone (32) 3224 3116.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa Times New Roman 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Termo de Concordância e Cessão de Direitos de Reprodução Gráfica.

 

Os autores do artigo intitulado "INSERIR TÍTULO" declaram ter lido e aprovado o manuscrito na sua totalidade e concordam em submetê-lo à Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Revista do ILCT) para avaliação e possível publicação como resultados verdadeiros, autênticos e originais. Esta declaração implica que o manuscrito, independente do idioma, não foi submetido a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade. Os autores reconhecem que não há dados fraudulentos, nem plágio no artigo submetido e que serão obrigados a fornecer retratações ou correções de erros referentes ao artigo, se necessário. Os autores têm conhecimento da política editorial e diretrizes da Revista do ILCT e cedem os direitos autorais a Revista do ILCT com o direito exclusivo de imprimir, publicar e vender o artigo em todo o mundo, em todos os idiomas e mídias. Por isso, está vedado aos autores reproduzir total ou parcialmente o trabalho submetido, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impresso ou eletrônico.  Sendo assim, o(s) autor(es) declara(m) que aceita(m) ceder o direito de reprodução gráfica para a Revista do ILCT no caso do artigo com o título descrito acima (ou título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista do ILCT. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordam em nomear ____________ como sendo o autor a quem toda correspondência deverá ser enviada.


Esse termo deverá ser assinado por todos os autores, constando:

data;

nome dos autores sem abreviação;

CPF e titulação/cargo de cada autor;

e-mail de cada autor; e

informação da área em que o artigo se enquadra.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Apoio:
FAPEMIG