LEITE: INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Ligiane Maria de Carvalho Gomes, Melissa Guimarães Silveira, Roseane Maria Evangelista Oliveira, Juliana de Brito Maia Miamoto

Resumo


A embalagem e o rótulo possuem fundamental importância na escolha do leite pelo consumidor durante a compra, pois representa o primeiro contato entre o consumidor e o produto. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da embalagem de leites no comportamento do consumidor e apontar por meio das opiniões e atitudes dos participantes da pesquisa qual a embalagem mais desejada. Foram escolhidas aleatoriamente quatro embalagens de leite UHT/integral, de marcas diferentes e levantadas as características demográficas de 60 participantes, os quais participaram de análise sensorial, e destes, 37 foram selecionados para participar da técnica de grupo de foco. Os resultados obtidos no grupo de foco sugerem a preferência dos participantes por embalagens mais atraentes, com um visual alegre e colorido (que remeta a fazenda e a origem do leite), além de fechamentos seguros (rosqueável) que trazem conforto e praticidade, com preferência pelo tamanho longitudinal. O preço e prazo de validade, embora não mencionados no roteiro de perguntas, foram os atributos que mais chamaram a atenção dos entrevistados. Os participantes relataram ainda considerar importante as informações sobre o produto, descritas na embalagem, mas gostariam que fosse mais legível e explicativa. Por meio da técnica de análise sensorial, a opinião dos participantes em relação às marcas, apresentou grande influência na escolha do produto e até mesmo interferiu no paladar dos provadores. Quanto à intenção de compra, marcas de leite mais conhecidas no mercado foram significativas no momento da compra do produto.
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Palavras-chave


Leite UHT; Análise sensorial; Grupo de foco

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DOI: https://doi.org/10.5935/2238-6416.20120011

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