Evaluation of consumers’ perception regarding inspected and non-inspected cheeses by free word association

Filipe Pacheco Ziemann, Voltaire Sant’Anna, Márcia dos Santos Ramos Berreta, Alexia Hoppe

Resumo


A técnica de Associação Livre de Palavras foi utilizada com o objetivo de conhecer a percepção dos consumidores sobre queijos inspecionados e não inspecionados e seus principais direcionadores. Os participantes, residentes no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, foram recrutados on-line e convidados a listar as quatro primeiras palavras e/ou expressões que viessem à sua mente diante de imagens de queijos caseiros não inspecionados e queijos inspecionados, tanto artesanais quanto industrializados. Todas as palavras válidas foram agrupadas por significados semânticos em dimensões/categorias e as citadas por pelo menos 5% dos participantes foram analisadas utilizando o teste do qui-quadrado de independência, considerando 5% de significância. Não houve relação estatística (p>0,05) de aceitação ou rejeição entre os três tipos de queijos, a maioria das palavras relacionadas a sentimentos foram positivas para todos os produtos analisados. Para queijos caseiros não inspecionados, a percepção dos consumidores está ligada às formas tradicionais de produção, mencionando palavras como colonial, artesanal, caseiro e familiar; também é forte a correlação destes queijos com hábitos culturais e formas de consumo. Os queijos artesanais inspecionados foram associados às palavras industrializado, padronizado, rótulo, embalagem e caro, nitidamente ligados a processos industriais de fabricação, maior segurança ao consumo e maior valor agregado. Para os queijos inspecionados industrializados (mozzarella), as palavras pizza, lanche, derretido e delicioso indicam boa aceitação e remetem à gastronomia. As descobertas revelam que a percepção sobre queijos inspecionados esta direcionada para qualidade e controle, o que não ocorre para queijos não inspecionados, relacionados à produção tradicional e cultura.


Palavras-chave


queijo artesanal; comportamento do consumidor; sentimento; consumo; percepção.

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v77i2.883

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