ROTULAGEM DE LEITES UHT COMERCIALIZADOS NO VAREJO

Luany Yone Miyoshi, Julia Arantes Galvão, Luiz Felipe Silva Weber, Sarah Larisse Mantovani, Pedro Irineu Teider junior, Tânia Raldi

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar se os rótulos das embalagens cartonadas de leite UHT (Ultra High Temperature) comercializados nos supermercados da cidade de Curitiba-PR estavam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram avaliados 18 rótulos de leites UHT, industrializados sob regime de inspeção federal, comercializados nas principais redes de supermercados, quanto às normas de rotulagem constantes na legislação preconizada pelo MAPA. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos e aplicação de um checklist contendo 26 itens, classificados em “conforme”, “não conforme” ou “não se aplica” em cada embalagem. Das marcas avaliadas, 16 (89%) apresentaram alguma não conformidade, incluindo em destaque a presença ou ausência de componentes intrínsecos ao produto e/ou a presença de componentes adicionados a todos os produtos de fabricação semelhante. O que mais chamou a atenção foi um dos produtos que apresentou na sua lista de ingredientes o pirofosfato dissódico, aditivo que pode ser utilizado na industrialização de produtos cárneos e de confeitaria, mas para o qual não foi encontrada norma indicando sua proibição, tão pouco que autorize sua utilização no leite UHT brasileiro, o que pode acarretar enganos no ato da compra, além de gerar falsas expectativas aos consumidores.


Palavras-chave


Consumidores; legislação; produtos lácteos; rótulo.

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v71i1.499

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