INFLUÊNCIA DA MARCA E DA EMBALAGEM DE REQUEIJÃO CREMOSO NO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES

Felipe Furtini Haddad, Fernanda de Melo Ramos, Rejiane Avelar Bastos, Sandra Maria Pinto, João de Deus Souza Carneiro

Resumo


Foi realizado, inicialmente, um levantamento das pequenas e médias empresas (laticínios) localizadas na região do sul de Minas Gerais que produzem requeijão cremoso. Em seguida, os requeijões cremosos, produzidos por estas empresas e que se encontraram disponíveis no mercado da cidade de Lavras - MG (5 marcas: A,B,C,D e E) foram adquiridos, os quais foram objetos de estudo nesta pesquisa. Após a aquisição dos produtos, foi realizado um teste de aceitação com 62 consumidores de requeijão cremoso. O teste foi dividido em 3 (três) seções: na 1ª seção, os consumidores avaliaram a amostra codificada, sem informação sobre a marca e embalagem do produto (Teste Cego); na 2ª seção, os consumidores avaliaram somente a embalagem dos produtos; finalmente, na 3ª seção, os consumidores avaliaram as amostras, juntamente com suas respectivas embalagens. Foi realizado um teste t para análise dos resultados, verificando uma diferença significativa (p? 0,06) para as amostras B, C, D e E quando julgadas no teste cego e no teste com informação, sendo que a aceitação, quando informada a marca e a embalagem, foi menor em todas as 4 amostras. Isto nos mostra uma influência negativa das marcas e embalagens deste estudo perante o consumidor.

Palavras-chave


requeijão cremoso; teste de aceitação; embalagem

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v65i377.144

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