AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE, CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS E DA ROTULAGEM DE DIFERENTES MARCAS DE IOGURTE

João de Deus S. Carneiro, Camila C. Menezes, Sandra M. Pinto, Michelle A. Cláudio, Alisson Borges, Ana Carla M. Pinheiro

Resumo


Este estudo teve como objetivos avaliar as opiniões e as preferências dos consumidores em relação a diferentes marcas comerciais de iogurte e suas respectivas embalagens e a adequação dos seus rótulos às normas de rotulagem, visando propor melhorias para aumentar a competitividade desses produtos no mercado. Avaliaram-se quatro marcas comerciais de iogurte sabor morango, produzidas em laticínios da região de Lavras-MG (A, B, C e D) e suas respectivas embalagens. Realizou- se o teste de aceitação em duas sessões (avaliação das embalagens e dos produtos) e sessões de grupo de foco. Para avaliar a adequação dos rótulos dessas marcas às resoluções RDC nº 259/2002, RDC nº 359/2003 e RDC n° 360/2003 foram feitas determinações de proteína, lipídeos, carboidrato, fibra cálcio e sódio. O iogurte da marca D apresentou grande aceitabilidade, sendo que os consumidores gostaram tanto da sua embalagem quanto do produto contido na mesma. A embalagem e o iogurte da marca A também foram bem aceitos pelos consumidores, mas, assim como o iogurte da marca D, apresentou irregularidades em relação às normas de rotulagem nutricional obrigatória. A maioria dos consumidores gostou das embalagens dos iogurtes das marcas B e C, entretanto não gostaram dos produtos contidos nas mesmas. Os rótulos dos iogurtes das marcas B e C estavam, também, em desconformidade com as normas de rotulagem nutricional obrigatória. Segundo os participantes das três sessões de grupo de foco, a marca, a data de validade e o preço são os fatores de maior relevância na hora da compra de iogurte.

Palavras-chave


análise sensorial; grupo de foco; rotulagem nutricional

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v65i377.146

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.