LEITE FERMENTADO DE MARCAS COMERCIAIS: ESTUDO DA ACEITAÇÃO E CORRELAÇÃO COM PH E ACIDEZ

Ertha Janine Lacerda de Medeiros, Ana Raquel Carmo de Lima, Márcio Ducat Moura, Ricardo Targino Moreira

Resumo



 Buscando uma alternativa alimentar mais agradável ao consumo no que se refere às características sensoriais, avaliamos no presente estudo a aceitação sensorial e a intenção de consumo de leites fermentados produzidos com diferentes microorganismos e de grande comercialização no país. Foram avaliadas três amostras de leite fermentado, sendo Produto A (Lactobaci lus casei defensis ) , B (Lactobaci lus paracasei ) e C (Lactobacilus casei e Lactocacilus acidophilus) e submetidas aos Testes Sensoriais de aceitação e intenção de compra, bem como as análises das propriedades físico-químicas de acidez e pH. Observamos que ao analisar sensorialmente estes produtos verificamos di ferença signi ficativa (p<0,05) no atr ibuto sabor. O produto B apresenta-se como sendo o mais ácido e, portanto com valores de pH mais baixo. Os provadores preferiram no que se refere à aceitação sensorial, o leite fermentado mais ácido e todos os produtos seriam possivelmente comprados pelos consumidores.

Palavras-chave


análise sensorial; aceitabilidade; probióticos; intenção de compra; leite fermentado.

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