Avaliação da informação sobre os benefícios do consumo de colágeno na aceitação de queijo Petit Suisse sabor maracujá

Gabrielle Cardoso Reis Fontan, Danielle Jordana Soares do Nascimento, Arthur Pompilio da Capela, Beatriz de Oliveira Matos

Resumo


A preocupação com a saúde da pele tem se tornado constante e o consumo de colágeno hidrolisado como nutricosmético tem sido apontada como tendência. A incorporação deste é baixa em produtos lácteos, mas apresenta grande potencial devido ao alto consumo dessa classe de produtos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consistiu em elaborar um queijo Petit Suisse sabor maracujá adicionado de colágeno e avaliar a influência da informação sobre os benefícios do colágeno na aceitação do produto. O produto foi elaborado com 5% de colágeno hidrolisado e análises microbiológicas e físico-químicas foram realizadas antes da avaliação sensorial. Mulheres acima de 24 anos foram convidadas a responder um questionário e participar do teste de aceitação. Observou-se nos resultados que as mulheres com mais de 30 anos se preocupam com a saúde da pele, consomem algum tipo de produto para esta finalidade e estão dispostas a pagar valores mais altos por produtos que conferem este benefício. As mais jovens (de 24 a 30 anos) demonstraram baixa preocupação e menor interesse em produtos adicionados de colágeno. A avaliação sensorial indicou que a média das notas atribuídas na 2ª sessão (7,72 - com informação), foi significativamente maior que a da 1ª sessão (7,24 - sem informação), indicando que houve influência da informação na aceitação do produto. Foi possível concluir que a informação afeta positivamente a aceitação do produto elaborado e este apresenta grande potencial para o mercado.


Palavras-chave


nutricosmético; produto lácteo; cuidado com a pele.

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v76i3.831

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