GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS LÁCTEOS
Resumo
A indústria de lácteos tem crescido no Brasil de maneira expressiva, com isso as organizações tem se modernizado e procuram cada vez mais ganhar espaço, com o objetivo de superar a concorrência, maximizar os lucros e ganhar a confiança do consumidor, em um mercado onde a fidelidade está cada vez mais difícil. Estruturas sólidas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) são fundamentais para que as empresas se mantenham pró-ativas no mercado e possam ser as primeiras a ocuparem nichos ainda disponíveis no mercado. Este trabalho procurou identificar como tais práticas acontecem atualmente no Brasil e levantar como os processos de PD&I são trabalhados nas principais indústrias lácteas do país por meio de entrevistas com os gestores nestas empresas. Os resultados encontrados foram confrontados com o levantamento bibliográfico, permitindo o estudo do modelo mais assertivo à execução de projetos de PD&I. Este modelo foi testado ao longo do trabalho tendo sido utilizado para a produção de um sorvete à base de leite sem lactose para uma média empresa da Zona da Mata Mineira.
Palavras-chave
Leite; Gestão de Projetos; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5935/2238-6416.20120026
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.