AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO A QUEIJO PRATO Evaluation of perception and consumer preferences in connection with Prato cheese

Rejiane Avelar Bastos, Sandra Maria Pinto, João de Deus Souza Carneiro, Thaís de Melo Ramos, Fernanda de Melo Ramos, Felipe Furtini Haddad

Resumo


Foi conduzida uma pesquisa de mercado, por meio de entrevistas com consumidores da cidade de Lavras, sul de Minas Gerais, em diferentes locais de comercialização de queijos Prato, com objetivo de avaliar a percepção e preferência dos consumidores em relação a queijos Pratos produzidos por laticínios do sul de Minas Gerais. Foi verificado que o queijo Prato é aceito pelos consumidores devido à qualidade sensorial e pelo fato de que os consumidores encontram este produto com facilidade. O tipo de queijo Prato preferido pelos consumidores é o queijo Prato minilanche, a maioria o adquire embalado e o consomem no lanche. A maioria das pessoas entrevistadas afirmou que as embalagens/rótulos de queijo Prato são ótimas ou boas, sendo que o tamanho, praticidade e conveniencia, são os principais pontos positivos das embalagens. Entretanto, as embalagens/rótulos de queijo Prato precisam ser analisadas, mantendo as características que são consideradas pontos positivos e adequando-as para a eliminação dos pontos negativos, uma vez que foi verificado que 29% dos consumidores acham que as embalagens são péssimas ou regulares, podendo influenciar de maneira negativa na compra do produto. Conclui-se em geral que o queijo Prato apresenta boa aceitação. Os queijos produzidos na região do Sul de Minas Gerais no mercado de Lavras, MG, apresentam boa competitividade no mercado em relação a sua qualidade e aceitação sensorial. Entretanto existem pontos negativos que podem ser melhorados para aumento da competitividade e afirmação das mesmas no mercado, como por exemplo, suas embalagens.


Palavras-chave


pesquisa de mercado; consumidor; laticínio.

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DOI: https://doi.org/10.5935/2238-6416.20130003

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