Influência da adição de polpa preparada sabor morango na qualidade sensorial de queijo tipo petit suisse

Sandy Roberta do Couto, Ana Flávia Della Testa, João Vitor Ferraz, Lívia Maria Silva Adami, Isabela Christina Cézar, Mariana Borges de Lima Dutra, Fernanda Coutinho Pinheiro da Rosa

Resumo


O queijo petit suisse é um queijo fresco, elaborado com leite pasteurizado, de altíssima umidade, de consistência leve, suave e cremosa. A análise sensorial é uma ferramenta utilizada na indústria alimentícia para obter informações sobre as experiências, percepções e expectativas dos consumidores, considerando estímulos visuais, olfativos, gustativos e táteis do alimento, juntamente com os fatores físicos, psicológicos, culturais, sociológicos e ambientais. Nesse cenário, o presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da adição de polpa preparada sabor morango na aceitação sensorial, intenção de compra e coloração rosa ideal nas diferentes formulações de queijo tipo petit suisse. A amostra sem adição da polpa foi adicionada de 0,6% de aroma artificial sabor morango e as demais amostras receberam em suas formulações 7,4%, 13,8%, 24,2%, 32,4% e 42,8% de polpa preparada sabor morango. Os testes sensoriais de aceitação, intenção de compra e coloração rosa ideal foram realizados em cabines individuais sob luz branca com a presença de 120 consumidores. Com a análise dos resultados, concluiu-se que a adição da polpa preparada sabor morango influencia positivamente a qualidade sensorial do produto até certo ponto, uma vez que o excesso de polpa pode prejudicar as características sensoriais, e, consequentemente, impactar negativamente na avaliação do produto.


Palavras-chave


produtos lácteos; mapa de preferência interno; teste de intenção de compra; teste do ideal.

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DOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v78i4.957

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