Teste de conceito: kefir de leite com doce de pitaia vermelha (Hylocereus lemairei (Hook.) Britton e Rose)
Resumo
Novos estilos de vida, renda mais alta e o acesso à informação dos consumidores, são fatores que estão aumentando a demanda por produtos alimentícios inovadores. O kefir tem sido associado a benefícios para a saúde, assim como a pitaia vermelha. No desenvolvimento de novos produtos, o teste de conceito é importante para que seja possível identificar a aceitação do produto, além de melhorá-lo antes do seu lançamento. O objetivo do estudo foi desenvolver uma pesquisa de teste de conceito para avaliação da aceitação e do potencial de mercado do produto kefir de leite com doce de pitaia vermelha. A pesquisa foi realizada com 106 pessoas, através de um questionário on-line do aplicativo Google Forms®. Os resultados da pesquisa demonstraram que o produto obteve aceitação positiva, evidenciada pela intenção de compra, em que a partir da análise da descrição da proposta do produto, 71,7% das pessoas responderam que comprariam o produto e 24,5% disseram que talvez comprariam e apenas 3,8% informaram que não comprariam o produto. Deste modo, recomendam-se os testes de produto para lidar com dúvidas residuais e refinamento do produto proposto, haja vista o potencial de mercado apontado pelo presente estudo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.14295/2238-6416.v79i1.965
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.