Uma abordagem fuzzy para análise de decisão na distribuição de leite tipo A
Resumo
distribuição física é uma importante função da logística que agrega valor ao cliente final. Esse trabalho tem por objetivo elaborar um modelo de tomada de decisão para determinar os canais mais lucrativos para a distribuição de leite, a partir de um centro de distribuição. Como método de apoio a essa tomada de decisão, utilizou-se de sistemas baseados em regras fuzzy para elaborar um modelo matemático que atendesse a cenários de distribuição do leite a seis segmentos atendidos por uma grande processadora de leite tipo A, tais como: grandes redes varejistas, supermercados de pequeno e médio porte, mercearias de bairro, padarias, consumidor final e institucional. Simulações computacionais foram realizadas, analisadas e comparadas com dados reais. Como principais resultados têm-se um modelo que gerou uma distribuição com receita cerca de 1,5% maior do que a atual e os segmentos de mercado que apresentaram distribuição mais lucrativa.
Palavras-chave
logística de distribuição; sistemas fuzzy; conjuntos fuzzy; laticínio.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5935/2238-6416.20130044
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.