Avaliação de características sensoriais de bebidas lácteas sabor morango

Glaciela Cristina Rodrigues da Silva Scherer, Janine Martinazzo, Patrícia Fonseca Duarte, Josieli Aparecida Vanzo, Danieli Aimi, Josiane Kilian, Marlice Bonacina

Resumo


Nos últimos anos a indústria de alimentos vive uma mudança de paradigma em relação ao novo perfil de consumidores, os quais estão cada vez mais informados e críticos. Por isso, entender as escolhas e preferências dos consumidores passa a ser um diferencial competitivo entre as empresas. Além disso, as características sensoriais dos produtos são fatores fundamentais que decidem a compra e a recompra dos alimentos e bebidas, tornando desta forma a análise sensorial uma das ferramentas mais utilizadas no segmento alimentício. Em virtude disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o perfil dos consumidores, a preferência e a aceitação sensorial, de diferentes marcas de bebidas lácteas sabor morango. Para tanto, foram coletadas em supermercados diferentes marcas de bebidas lácteas sabor morango (marca A, B, C e D), as quais foram submetidas ao teste de preferência e aceitação sensorial. Participaram da análise sensorial 36 consumidores, destes 56% na faixa etária de 18 a 20 anos e 86% estudando em curso superior. Os participantes da pesquisa afirmaram que leem as informações contidas nos rótulos das embalagens (53%) e que observam a validade do produto (94%). Em relação a análise sensorial, foi possível verificar que a bebida láctea (marca D) apresentou maior preferência para todos os atributos avaliados, bem como maior aceitação sensorial, mostrando a relação positiva entre estes dois testes sensoriais.


Palavras-chave


análise sensorial; preferência; consumidor

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DOI: https://doi.org/10.14295/10.14295/2238-6416.v76i2.836

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